O termo utilizado (Semear), vem da tradução livre do termo em inglês “strew”, que pode ser traduzido por espalhar também.
A ideia de semear uma brincadeira nos remete a uma planta, que dentro das condições apropriadas irá germinar, crescer, florescer e dar frutos.
No universo infantil podemos espalhar cenários, ideias, livros e diversas atividades nos espaços que a criança tem acesso e esperar, deixar acontecer, pois assim como na natureza, o tempo tem de ser o certo para a semente brotar.
Para a brincadeira semeada, o tempo que a criança leva para reconhecer por conta própria, descobrir aquilo que simplesmente existe ali, se assemelha à importância das estações para cada semente.
Uma vez que as condições são favoráveis, a brincadeira, por si só, toma conta do solo e cresce dentro da criança, floresce no ambiente, e se não for perturbado, pode dar incontáveis frutos em seu desenvolvimento!
(Paula Borges)
#Semeando Brincadeiras
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.